Portaria CAT 42 – Diferenciais da Certacon

Portaria CAT 42 – Diferenciais da Certacon

Em relação à Portaria CAT 42 que regulariza o processo de ressarcimento do imposto retido por substituição tributária no estado de São Paulo, a nossa proposta de trabalho consiste em processar os arquivos magnéticos e acompanhar o processo administrativo mensalmente.

10 diferenciais no cuidado com os processos:

1. Tecnologia e know-how elevado

Aliado à tecnologia, contamos com uma equipe de tributaristas para elaboração e acompanhamento dos processos nos postos fiscais até a liberação dos créditos ressarcidos.  

2. Atendimento de todas as fichas e leiaute

  • Padronização do cadastro de participantes, de modo a atender as exigências da Ficha 1 e do validador do E-RESSARCIMENTO
  • Padronização do cadastro de mercadorias, de modo a atender as exigências da Ficha 2 e do validador do E-RESSARCIMENTO
  • Validação e preenchimento do CEST para mercadorias da Ficha 2, bem como comparativo com o presente nas obrigações acessórias (SPED+XML)
  • Análise do controle de estoque de mercadorias, de modo a identificar eventuais estouros

3. Análise da situação de substituídos intermediários

De acordo com a portaria, se o cliente adquirir mercadorias de fornecedores intermediários, ele deverá entregar o arquivo da CAT 42, e incluir nos seus XML’s os campos novos.

Nesse processo, é importante que seja levantado o montante que destas compras geram ressarcimento, para avaliação do impacto financeiro que este apresenta à companhia. Também é necessário se certificar de que o fornecedor entregará o arquivo da CAT 42 para que o cliente possa pleitear esses créditos.

Então, para que não haja divergências nessa etapa, a Certacon realiza a análise da situação de substituídos intermediários – representatividade de fornecedores, com o objetivo de identificar sua influência e verificar a possibilidade da Certacon gerar o arquivo da CAT 42 dos fornecedores.

4. Simulação de cenários

O exclusivo sistema CERTACON WEB possui filtros e regras para ajudar na tomada de decisão referente ao cenário mais adequado para pedir o ressarcimento. Dessa forma, fazendo uso de tecnologia inteligente e seguindo as regras pré-definidas junto ao time do cliente, a assertividade é cada vez maior.

5. Política de segurança

A Certacon possui certificação ISO 9001, de modo que todos os processos são geridos com alto nível de governança tributária e segurança da informação

6. Metodologia própria

A metodologia de execução adotada pela Certacon é o que traduz o êxito e a segurança aos clientes.

7. Revisão Fiscal Preventiva

A oferta da Certacon fornece mensuração de riscos e de eventuais inconsistências fiscais, antes de qualquer protocolo administrativo.

8. Apresentação dos resultados

Realizamos reunião junto ao corpo fiscal/responsável dos nossos clientes para a apresentação dos resultados e proposição de soluções de contorno (se necessário).

9. Equipe especializada no acompanhamento do processo

Disponibiliza profissionais exclusivamente dedicados ao atendimento das jurisdições (postos fiscais), possibilitando celeridade dos processos administrativos e atendimento às fiscalizações.

10. Flexibilidade de atendimento

 Nosso serviço é prestado nas instalações da Certacon ou no cliente.   

Gostaria de mais informações sobre o nosso modelo de trabalho? Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma reunião.

Deixe uma resposta